6 dicas para trabalhar em home office

6 dicas para trabalhar em home office

Atualmente muitos profissionais estão trocando o modelo tradicional de escritório pela liberdade do home office. O trabalho remoto oferece inúmeros benefícios, entre eles, a possibilidade de fazer seus próprios horários, além de poder transformar o tempo que você passaria no trânsito em horas úteis de trabalho ou lazer. Apesar disso, o profissional que opta por esse formato precisa ser disciplinado e fazer algumas adaptações para que seu home office funcione.

Para transformar o seu lar em um escritório funcional eu separei algumas dicas e ferramentas que podem ajudar.

Crie o ambiente perfeito

Para começar separe um local exclusivo da sua casa para ser seu escritório e peça para que todos os moradoras da sua casa respeitem aquele ambiente como o seu local de trabalho. Escolha um espaço silencioso, ergonômico, de preferência com uma janela para ter acesso à luz do sol, o home office pode ser personalizado, mas lembre-se que levar distrações demais pode ser um dos elementos que vai impedir seu trabalho de caminhar.

Palavra de ordem: organização!

Ter uma agenda de tarefas é uma ótima forma de começar o dia, antes de dar início as suas demandas repasse as prioridades e dedique pelo menos meia hora para o atender os seus e-mails. Para se organizar você pode contar com a ajuda de agendas físicas, post-its, blocos de anotações ou aplicativos de gestão como o Trello ou o Asana que tem uma versão gratuita, ambos possuem versões mobile para você acompanhar seus projetos quando estiver fora de casa.

Controle seu tempo

Tempo é dinheiro, mas nesse caso, a dica também é controlar quantas horas você dedica a determinado projeto, pode ser que uma demanda tome muito do seu tempo e não esteja dando o retorno financeiro necessário. O Toggl é uma ferramenta paga que ajuda a controlar quanto você gasta em cada tarefa e pode ser uma aliada importante nessa gestão.

Deixe o que você precisa por perto

Dar aquela volta para buscar algo em casa pode ser a isca perfeita para uma distração, você acaba parando para conversar com alguém e, nesse momento, tempo útil é perdido. A dica aqui é bem simples na verdade, deixe o que você precisa no seu dia a dia por perto, uma garrafa com água, grampeador, carregador, óculos, impressora, enfim, os itens que tornam a sua rotina saudável e produtiva.

Tente cumprir um horário

Mesmo que você não faça trabalho remoto para uma empresa e seja freelancer, tente manter uma rotina equilibrada em relação ao seu horário. Você não precisa ser rigoroso como em um  escritório tradicional, mas busque começar e terminar sempre no mesmo horário, até para evitar longas cargas de trabalho e para ter uma rotina mais produtiva e saudável.

Não perca o contato pessoal

Para algumas pessoas, o home office pode levar ao isolamento, por isso, dedique alguns momentos do seu dia para interagir, pode ser até para falar sobre trabalho. Para as reuniões online a dica é instalar o Skype ou fazer através de Hangout via Google.

Siga e curta! 🙂

Deixe uma resposta

Fechar Menu