5 passos para aumentar o tráfego orgânico de um site

5 passos para aumentar o tráfego orgânico de um site

Para atrair mais pessoas a seu site e, consequentemente, que elas saibam mais a respeito do seu negócio ou produto, é importante gerar leads de credibilidades e técnicas de SEO corretas para que resultem em um tráfego orgânico.

Para facilitar o entendimento, neste artigo vamos contar 5 passos simples que aumentarão o tráfego orgânico de seu site.

1 – O que é tráfego orgânico

Tráfego orgânico é que gerado de modo não pago para o seu site ou blog, ou seja, ele é criado de forma espontânea. São os usuários que chegaram até sua página por meio de pesquisa nos motores de busca, como o Google, utilizando palavras-chave atreladas aos seus produtos e serviços.

Quem possui um site posicionado entre os primeiros lugares do Google, gera credibilidade ao usuário que busca pelo seu ramo de atividade.

Portanto, ao contrário de anúncios ou de impulsionamento das suas publicações nas mídias sociais, que são pagas, o tráfego orgânico é gerado de forma natural e sem custos.

Mas ele também demanda esforço e é considerado um dos principais desafios do marketing digital. Porém, ele traz resultados compensadores a longo prazo.

2 – Importância

Todos que usam portais ou blogs para potencializar seus lucros almejam, no mínimo, elevar as conversões com essas ferramentas.

Neste quesito, quanto maior o tráfego orgânico gerado para essas páginas, maiores serão as chances de alcançar seus objetivos sem pagar um alto custo por isso.

Além disso, um grande volume de tráfego orgânico gera autoridade ao seu site. Na prática, quando o usuário realizar uma pesquisa vinculada ao seu negócio, o Google indicará sua página. Em outras palavras, seu site é relevante e apresenta um conteúdo de qualidade e ainda trará maior visibilidade à sua marca.

3 – Por que investir nesta alternativa?

Este tráfego é uma forma mais fluida e econômica de atrair visitantes. Portanto, se você investe pouco ou nada para conseguir as tão almejadas conversões, sua margem de lucro acaba sendo maior.

Isso também quer dizer que seu conteúdo tem valor e, consequentemente, está sendo exibido de modo espontâneo para seu público.

Além disso, o conteúdo que aposta no tráfego orgânico será exibido por tempo indeterminado, enquanto durar sua relevância para o público, diferente de uma publicação patrocinada, que terá um prazo de validade.

Em suma, quem investe neste tráfego está imediatamente elevando o engajamento e fortalecendo o relacionamento com a audiência a longo prazo.

4 – Tráfego Orgânico X Tráfego Pago

Há dúvidas relacionadas ao tráfego orgânico e ao tráfego pago. Ambos os conceitos têm o seu valor e não necessitam trabalhar de forma excludente entre si.

Em outras palavras, é possível combinar tráfego orgânico e pago de forma complementar, potencializando os resultados para a sua estratégia. Mas existe a hora certa para tudo isso. Tudo vai depender dos seus objetivos e das especificidades do seu negócio.

5 – Benefícios do tráfego orgânico

A longo prazo, esta é a melhor forma de sustentar seu negócio, além de agregar alguns benefícios.

Abaixo, segue alguns deles:

Custo-benefício

Quem está a par sobre o que são links patrocinados, sabe que há um valor pré-acordado para divulgar suas campanhas durante um período determinado, além das despesas pagas a cada clique que seu anúncio recebe.

Com o tráfego orgânico, isso não existe.

Escalabilidade

A escalabilidade no marketing digital diz respeito ao quanto a sua estratégia pode crescer e gerar resultados positivos consecutivos sem encontrar grandes obstáculos pelo caminho. E em relação ao tráfego orgânico, as chances de isso acontecer são maiores, pois os links patrocinados deixam de produzir resultados assim que você deixa de investir.  

Duração

A duração para estes anúncios é limitada, porque nem todo mundo terá dinheiro para sustentar uma campanha paga por um longo período. Já os posts orgânicos, quando são relevantes, conseguem liderar o ranking dos motores de busca por tempo indeterminado, o que inclui textos sempre atualizados.

Relacionamento

Quanto mais tempo seu conteúdo conseguir se sustentar pela qualidade que apresenta, maiores as chances de atrair visitantes e conquistá-los pouco a pouco, por meio do tráfego orgânico.

Fonte: Site Neil Patel

*Ilustração: Divulgação

Siga e curta! 🙂
error
Fechar Menu