Brechó online: saiba como montar seu próprio negócio

Brechó online: saiba como montar seu próprio negócio

Em tempos de crise econômica no país é importante ter um plano B para continuar a trabalhar. Uma forma que não exige muito capital e ainda com flexibilidade de horário no caso de mães, por exemplo, é abrir um brechó online. Saber montar seu próprio negócio pode lhe dar a oportunidade de faturar alto, basta fazer uma pesquisa antes e estruturá-lo adequadamente.

Com a internet à disposição, existem algumas maneiras de como iniciar este tipo de trabalho.

Segue abaixo algumas dicas de como fazer este planejamento, que pode ser mais simples do que se imagina.


Escolher a plataforma correto de negócio

Hoje, tem mais de um modo de montar seu próprio negócio online. Mas é importante determinar logo de cara em qual plataforma você se adaptará melhor e terá mais chances de lucro.

É nesta etapa que também se estabelece as funcionalidades que seu site precisará possuir, ou seja, qual sistema de e-commerce terá.


Abrir um brechó online por meio de uma plataforma de e-commerce

Este tipo de solução é boa para quem não pretende gastar muito ao abrir um brechó na web. Com cerca R$ 80 por mês é possível obter um domínio para instalar sua loja e seus itens de venda. Esta opção também já vem com plugins inclusos e layouts prontos para começar as comercializações.


Vender por meio de um blog

Caso a pessoa já possua um blog, que funcione em uma plataforma de wordpress, por exemplo, será ainda mais barato o modo inicial de planejamento. Por ele o empreendedor(a) já consegue instalar as ferramentas necessária de venda, como no caso do E-commerce que já tudo pronto, quando é adquirido o domínio mensalmente.

Por esta página de vendas é possível inserir plugins básicos de uma loja virtual, como: canais de recebimento online por meio de cartões de débito e crédito ou boleto, além de colocar itens como enxergamos em uma vitrine de loja física.

No entanto, é importante também que a pessoa saiba lidar bem com este tipo de plataforma para ter menos gastos ainda, do que ter que contratar um serviço que faça tudo isso.


Como obter seu primeiro estoque

Outra dica de como montar seu próprio negócio online é como formar o estoque inicial de vendas. No caso de um brechó, é escolher primeiramente se prefere trabalhar em forma de consignação ou realmente comprar as peças e obter seu lucro em cima delas, de acordo com o site Meu Primeiro Negócio.

Para quem ainda não entende muito bem o gosto de suas futuras clientes, é mais interessante começar a negociar no modo consignado. Esta opção permite receber a mercadoria, vender e ficar com um percentual pelo trabalho que realizou. É uma forma prática e que não exige muitos gastos iniciais.

Pois, em termos de altos juros e crise econômica não é recomendável que um empreendedor empaque mercadoria e em consequência disso se endivide para pagar por estes itens que não conseguiu vender.

Porém, para quem quer se arriscar e comprar os itens que quer vender tem que estar ciente que este o modo mais caro de formar um estoque inicial. Optar por este método é importante ter certeza absoluta que conseguirá negociar todas as peças e obter uma boa margem de lucro. Se não, descarte esta opção de estoque.

Em contrapartida, ter acesso a estoques de lojas que encerram suas atividades, muitas vezes é um bom negócio. Pois, como estes locais precisam fazer dinheiro rápido para suprir a falência, a pessoa pode conseguir comprar as peças a um preço muito baixo e montar um bom estoque.

Modelo de brechó

Nesta fase é determinado qual modelo de negócio a pessoa prefere trabalhar. A pessoa pode vender apenas suas próprias peças ou captadas por ela, caracterizado como um sistema fechado de comercialização. Além disso, todo o lucro obtido é do empreendedor.

Já no caso em que o brechó online vende peças de outras pessoas ou marcas, o modelo de negócio é conhecido como uma Market Place. A loja virtual funciona como uma intermediária e ganha apenas uma comissão pelos produtos negociados.

Há também a possibilidade da pessoa vender tantas peças próprias como de outros representantes. No entanto, por ser uma forma que existe mais habilidades de negócio, é interessante não realizá-las no início.

Como divulgar seu próprio negócio

Esta é uma fase muito importante, pois não basta apenas abrir um negócio e sim as pessoas também saberem de sua existência.

Em sites que ministram cursos sobre como montar seu próprio negócio eles recomendam que se invista 70% em divulgação e o restante nas ferramentas de plataforma online.

Para quem não possui muito dinheiro para bancar uma boa divulgação, existem as mídias sociais em que se gasta pouco, mas pode ter um resultado interessante. É o caso do Facebook em que a pessoa pode pagar para impulsionar uma determinada publicação, ou ainda adquirir os serviços do Facebook Ads para aumentar ainda mais este alcance de público.

Uma outra solução é criar parcerias em seu site com marcas já renomadas e que queiram aparecer em sua página. Se o seu modelo escolhido foi o blog, melhor ainda.

Agora que você entendeu um pouco mais de como montar um brechó online, é planejá-lo bem e colocá-lo para funcionar o quanto antes e conquistar uma independência financeira.

*Foto: Divulgação

Fechar Menu