Marketing digital: A escolha do nicho de mercado

Marketing digital: A escolha do nicho de mercado

A definição do nicho de mercado pode ser o caminho do sucesso, ou fracasso, de um negócio digital. Com o crescimento do marketing digital, muitos empreendedores voltaram seus olhares para a internet, mas nem todos souberam adequar os seus projetos para o modelo atual. Logo na largada, muitas decisões precisão ser tomadas com base na escolha do nicho, entre elas:
  • Definição do domínio do seu blog ou site.
  • Escolha do tema ou layout.
  • Escolha das palavras-chaves que representam o público-alvo.
  • Definição da linha editorial.
  • Quais produtos digitais você deseja promover para sua audiência.
  • Comportamento nas redes sociais e email marketing.
  • Indicação das estratégias de venda.
  • Determinação do tipo de monetização do seu blog.

Sabemos então a importância da escolha do nicho para um projeto de marketing digital, mas como definir? Nesse texto faremos uma jornada para ajudar os empreendedores que ainda estão nessa fase.

Entenda o marketing de nicho

É uma estratégia de venda que atende uma parte específica do mercado com produtos e/ou serviços. Por exemplo, existe uma demanda no mercado de donos de pets que precisam encontrar com facilidade serviços para os seus animais, entendendo essa necessidade, você cria um aplicativo que une varejistas e consumidores.

Ao criar o modelo do seu negócio online vale ter como base grandes empresas, pois mesmo elas, começaram pequenas e ainda baseiam a sua filosofia no marketing de nicho, principalmente para segmentar a venda de seus produtos.

É possível dizer que a estratégia das empresas se integra no momento de lidar com o cliente, separadas em três frentes: todo cliente deseja ter a solução dos seus problemas, para o cliente a solução dos seus problemas não tem preço e o nicho tende a receber mais clientes ao longo do tempo.

Para ter sucesso em um mercado cada vez mais concorrido o seu foco deve ser o de solucionar o problema do cliente e não financeiro, além disso, escolha um negócio intransponível. Podemos colocar o meu blog como exemplo (Alexsander Queiroz Silva), nele dentro de um mesmo nicho “ganhar dinheiro pela internet” podemos gerar mais pontos específicos, entre eles, “como começar um negócio do zero com R$1.000,00” e  “como começar um negócio do zero com pouco dinheiro”.

Como funciona o mercado?

Para ter um negócio digital rentável é preciso entender o mercado em que ele está inserido. No marketing digital o mercado funciona em 4 níveis:

Nível 1 Mercado: Os produtos não possuem quase nenhuma segmentação, esse nível apresenta alto volume de buscas, porém baixa conversão.

Nível 2 Segmento de mercado: Nesse nível, a segmentação de produtos ainda é tratada de forma genérica, mas há um volume de busca menor e conversão maior.

Nível 3 Nicho de mercado: Segmentação por público e produto, baixo volume de buscas e eficiência nas conversões. Ex: cursos online.

Nível 4 Micro nicho de mercado: Opções para quem quer atuar em nichos concorridos, nesse nível você consegue atender seu avatar com eficiência. Volume de interesse inferior, mas a taxa de conversão é superior aos demais. Ex: Dieta Dukan.

Como escolher o nicho de mercado?  

1ª dica: siga a regra dos 3 fatores

Para ter um negócio não apenas rentável, mas também prazeroso, 3 fatores precisam ser levados em consideração. A primeira regra é a afinidade, crie algo que te motive a acordar todos os dias, precisa ser um tema que você já conheça ou que tenha vontade de aprender, mas faltava oportunidade.

O segundo fator é o conhecimento, é importante conhecer uma necessidade específica que precisa ser atendida, em seguida procure soluções para esse problema. Com essas perguntas respondidas, o seu negócio digital passa a ser algo palpável, vale acompanhar o seu nicho de perto e ter conhecimento das necessidades do seu público.

O terceiro fator é a demanda, elemento crucial para um negócio lucrativo. Para o marketing digital a medida do sucesso é o tráfego, por isso, se ele está subindo quer dizer que seu negócio online está aparecendo.

2ª dica: faça um brainstorm

Faça esse exercício agora, o que você conseguiu realizar no último ano que seria legal ensinar para alguém? Assim começa um brainstorm para definição de nicho. Pode ser que você tenha emagrecido 20 kg e queira compartilhar essa experiência ou você é um professor de inglês que pode oferecer videoaulas, as possibilidades são infinitas, meu amigo Apolo Santana Vieira, por exemplo, achou um nicho dentro da arte, explorando fotografias artísticas, exposições de arte, etc. Ou seja, sempre haverá um nicho a ser explorado.

Se funcionou para você ou se teve impacto positivo em sua vida, outras pessoas podem sentir o mesmo e é possível que isso se transforme em um negócio digital.

3ª dica: Princípio da pirâmide de Maslow

Segundo um estudo realizado pelo psicólogo americano Abraham H. Maslow, todo ser humano dedica tempo, esforço e inteligência para se realizar pessoal e profissionalmente. Em sua pirâmide de necessidades humanas toda pessoa para chegar a autorrealização precisa começar pelas necessidades primárias, ligadas aos aspectos fisiológicos e de segurança, passando depois para as secundárias, ligadas a deveres sociais e de autorrealização.

alexsander-queiroz-silva-piramide-maslow

Entendendo as necessidades do ser humano, o seu negócio irá atender diretamente no ponto certo, por exemplo, no aspecto social, pessoas precisam se relacionar, mas algumas tem fobias sociais e se você for um psicólogo ou coaching pode criar um blog que as auxilie com essa dificuldade.

4ª dica: Mantenha-se informado

Revistas são fontes de informações ricas na busca pelo seu nicho, as manchetes de capa, por exemplo, apresentam a necessidade de um público, que pode se transformar em um serviço ou produto. Analisar comentários em blogs e redes sociais também são ótimas fontes de inspiração, nesses espaços os usuários expõem com mais facilidade as suas necessidades. Nesse momento você pode localizar a dor do seu avatar e encontrar nichos que precisam ser atendidos.

Como validar seu nicho de mercado?

Algumas ferramentas e canais de comunicação gratuitos ajudam a mensurar o volume das buscas do nicho que você escolheu atuar ou saber como o seu público se comporta. Conheça algumas delas:

Google Adwords: Ferramenta usada para saber o volume de buscas de determinada palavra-chave. Tenha em mente que as palavras que você usa estão ligadas ao seu tráfego e em consequência ao sucesso do seu site ou blog.

Facebook: A maior rede social do mundo deve contar certamente com a presença do seu público-alvo. Pesquise sobre o seu nicho nessa rede e avalie a importância desse canal para o seu avatar.

Youtube: O maior canal de vídeos do mundo, o segundo buscador mais utilizado da internet e o terceiro site mais acessado do planeta. Com certeza essa rede social motiva qualquer empreendedor a fazer parte. Pesquise canais do mesmo nicho que o seu para entender como o público se comporta e analise o volume de resultados.

Google pesquisa: No Brasil, o buscador é responsável por 95% das pesquisas, para validar o seu nicho nessa ferramenta faça uma pesquisa simples sobre o seu nicho e analise a quantidade de resultados entregues. O valor entregue representa o interesse do seu público.

Google Trends: Essa ferramenta apresenta a tendência de determinada palavra-chave em determinado período que você selecionar. Dessa forma, é possível saber o que o seu nicho pesquisou em determinado período.

Como ter um nicho de sucesso?

Escolhido o seu nicho de atuação é chegado o momento de colocar em prática algumas dicas para manter o sucesso do seu negócio.

1ª dica: Expressividade do seu nicho de mercado

Conheça a expressividade que o seu nicho tem no mercado, ou seja, o interesse que as pessoas possuem pelo tema. É conhecido que o tema “ganhe dinheiro pela internet” é pesquisado diariamente por um alto volume de usuários, mas se você escolher um nicho que, apesar de preencher os requisitos listados acima, não tem procura, seu projeto pode simplesmente ficar estagnado.

2ª dica: O poder da concorrência

Não entenda a concorrência como um inimigo, mas como uma fonte de inspiração para alcançar o sucesso. Ao analisar o seu concorrente você pode aprender boas práticas, mas principalmente saber o que não fazer na hora de atender um mesmo público-alvo.

3ª dica: Seja um ícone do seu nicho de mercado

Não importa o tamanho da sua concorrência,  se o seu trabalho tiver qualidade ele irá se destacar. O segredo para o sucesso é o conhecimento, pois isso, nunca será tirado de você, ou copiado. Faça cursos, pesquise, viva em constante troca de informações com o mundo, essa atitude levará seu projeto mais longe.

4ª dica: Poder social x poder capital

Vale relembrar aqui o que falamos lá em cima no texto, o seu negócio deve ser voltado para a solução das dores das pessoas. Seguindo esse princípio o capital chegará naturalmente, se preocupe primeiro em atender uma necessidade social, que logo a sua empresa se tornará uma referência do nicho.

5ª dica: Crie títulos matadores para os artigos do seu blog

Para os blogs vale a máxima “a primeira impressão é a que fica”, ou seja, o primeiro contato que seu público tem com o seu blog é através do título, por isso, crie chamadas impossíveis de serem ignoradas. A fórmula Interesse = Benefícios + Curiosidade + Ação apresenta excelentes resultados, exemplo: [Ebook Grátis] – Saiba como perder 10 Kg sem sair de casa. Faça listas, elas são mais intuitivas na hora de explicar algum assunto e geram curiosidade, exemplo:  5 passos para vender mais como afiliado.

Crie textos em forma de passo a passo, as pessoas amam tutoriais sobre algum assunto, descubra o que seu avatar quer saber e crie um artigo ensinando como fazer, exemplo: Como ganhar dinheiro pela internet em dólar. Fale sobre erros, as pessoas não querem errar nos seus negócios online, então crie artigos que trate desse assunto, esse tipo de título gera curiosidade e entra no gatilho da ação, exemplo: Você também comete esses 8 erros quando escreve um artigo?

 6ª dica: Cuide da sua lista de contatos

O seu mailing (lista de contatos) é o melhor ativo do seu negócio online. É através dela que as principais vendas vão ocorrer, que a sua autoridade no seu nicho de mercado será construída e que seu projeto será sustentável no médio e longo prazo. Foque na construção de engajamento para seus contatos agirem positivamente a alguma oferta que você publica.

O contato com o mailing não é um canal focado em vendas, mas um ambiente para ajudar o seu avatar na solução de uma dor. As vendas serão consequências de um relacionamento sadio e construtivo entre você e seu público.

7ª dica: Otimize seu site para os mecanismos de buscas

Para ter sucesso no seu nicho de mercado seu público precisa encontrar seu blog numa simples pesquisa no Google. Se você não for achado nos mecanismos de buscas, todo o trabalho foi em vão. Por isso, dedique tempo para conhecer as técnicas de otimização e aplique em seu blog.

O marketing de nicho é fundamental para quem deseja construir um negócio online de sucesso, rentável e à prova de crises.

Para conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho acesse Alexsander Queiroz Silva.

Siga e curta! 🙂

Deixe uma resposta

Fechar Menu