7 tendências do marketing digital para 2018

7 tendências do marketing digital para 2018

Dizem que o ano só começa no Brasil depois do Carnaval, então, que tal nos despedirmos de fevereiro ligando os motores do marketing digital? Para você inovar nas estratégias da sua empresa, eu separei algumas previsões que vão ganhar força em 2018.

1 – Marketing de conteúdo

Se a sua empresa ainda não colocou em prática essa estratégia, 2018 irá oferecer um ótimo cenário para começar. Nessa técnica, o conteúdo perde em tamanho mas ganha em qualidade e relevância. Quem produz o texto deve ficar atento a jornada de compra do cliente, ou seja, ao tipo de temática que o traz para o site da empresa. Além disso, é importante criar conteúdos otimizados para os mecanismos de busca, aplicando as estratégias de SEO.

2 – Marketing de influência

Essa estratégia vem sendo explorada há um algum tempo pelas marcas, mas em 2018 não será mais uma aposta, e sim, uma realidade para quem quer investir em marketing digital. Nessa prática, a empresa cria ações focadas em avatares que exercem influência no seu público-alvo. No Brasil, existem 84 empresas especializadas em marketing de influência, essas agências fazem o trabalho para você ou oferecem ferramentas que automatizam o processo.

3 – Marketing em tempo real

Através do recurso de geolocalização disponíveis em ferramentas como o Google, Instagram e Facebook, as marcas podem divulgar seus anúncios nos dispositivos móveis com uma segmentação cada vez mais assertiva. Nesse recurso, assim que o GPS de um usuário é ativado próximo a uma localidade da marca o anúncio é acionado.

 4 – Realidade virtual nas decisões de compra

Através da realidade virtual alguns programas tem auxiliado compradores nas suas decisões de compra. Existem programas que permitem aos avatares simularem como os produtos ficariam em suas casas antes da comprar, algumas imobiliárias, por exemplo, estão usando essa tecnologia para mostrar imóveis. Essa tendência tem um impacto ainda maior na educação, atualmente, ela já é aplicada em cursos de medicina nas aulas de anatomia através de corpos virtuais.

5 – Melhorias na experiência dos avatares

No setor de e-commerce a tendência será na personalização do site e no investimento cada vez maior para a melhoria da experiência do usuário. Entre as principais tendências dessa personalização está a troca das práticas manuais por inteligência artificial, que irá oferecer uma experiência privilegiada para cada cliente.

6 – Realidade aumentada  

Em 2017 ouvimos muito falar do game de realidade aumentada Pokemon Go, que virou uma febre mundial. Em 2018 essa tendência continuará sendo aplicada em comunicações como e-mail marketing e aplicativos com o intuito de chamar a atenção dos usuários e ampliar as formas de relacionamento com o público-alvo.

7 – Conteúdos em vídeo

Pesquisa realizada pela plataforma Moovly apontou que conteúdos com vídeos incorporados dão 53 vezes mais chances de ranquear no Google, do que textos tradicionais. No Facebook, esse formato gera 135% mais engajamento do que os posts com fotos. Esses dados mostram a força desse formato e o quanto ele pode impactar em sua estratégia de marketing digital em 2018.

Siga e curta! 🙂

Deixe uma resposta

Fechar Menu