4 pilares para começar um negócio online do zero

4 pilares para começar um negócio online do zero

Se você está na lista dos milhares de brasileiros que sonham começar o próprio negócio, é importante primeiro colocar os pés no chão e se planejar. Estudos revelam que os negócios físicos fecham as portas antes de completarem 2 anos. Já os negócios online, em 95% dos casos, são abandonados no 3º mês de vida.

Diante desses dados, não vale jogar tudo para o ar e simplesmente começar um negócio sem se planejar, é importante se cercar de boas informações, fazer cursos e até deixar uma reserva financeira antes de dar um passo para o empreendedorismo.

Para você começar o seu negócio do zero, apresento aqui os 4 pilares que levam ao sucesso de um projeto no médio e longo prazo.

Os 4 pilares para seu sucesso

Atualmente empreender pela internet vem atraindo milhares de pessoas todos os anos, entre os motivos estão: baixo investimento, grande alcance, possibilidade de fazer home office, crescimento do segmento, alta rentabilidade e menos sofrimento com a sazonalidade do mercado.

1° Pilar: Tenha uma gestão de qualidade

Quando se tem uma gestão de qualidade você terá um um negócio forte o suficiente para vencer a concorrência e dar frutos no curto, médio e longo prazo. Além disso, a gestão eficiente é importante para identificar falhas que estão impedindo seu negócio de ser mais lucrativo.

Outro ponto importante é que você saberá aproveitar melhor o seu tempo e investir em atividades que vão gerar mais retorno para o seu negócio online. Todos os dias você terá diversos desafios e a gestão dos processos vai te ajudar na tomada de decisões visando a melhoria de alguma área do seu projeto.

Abaixo comento alguns pontos importante sobre a gestão do seu negócio online.

Planeje seu negócio antes de dar o primeiro passo

Para um negócio de sucesso é importante investir tempo nos pilares que vão sustentar o empreendimento para o caminho do sucesso, essa atitude vai te poupar tempo e dinheiro.

O primeiro passo é planejar, nesse momento leve em consideração:  qual o seu público-alvo? quais serviços você vai fornecer? como será feita a divulgação do seu negócio? em quais redes sociais atuar? os artigo do seu blog serão terceirizados?

Para esclarecer melhor esse passo vale destacar um exemplo interessante que li há alguns anos sobre a construção de uma ponte realizada por duas empresas. Uma era brasileira e a outra chinesa e cada uma era responsável por um sentido da ponte.

A empresa brasileira entrou no canteiro de obras e iniciou os trabalhos e após 5 meses, a empresa chinesa não tinha iniciado a sua parte da obra. Foi apenas no 6º mês que a empresa chinesa iniciou os trabalhos e, mesmo assim, terminou 4 meses antes do que a empresa brasileira.

Vendo essa velocidade no processo, o chefe da empresa brasileira foi conversar com o da chinesa para saber o que tinha acontecido, a resposta foi: “Passamos 6 meses planejando a obra para executá-la em 1 ano.”

Durante o período de planejamento a empresa chinesa definiu: e metodologia construtiva da ponte, fechou contratos com concreteiras, determinou estoque de cimento, areia e brita, quanto tempo duraria o estoque, decidiu que seriam duas frentes de trabalho, ou seja, a obra começaria nas duas cabeceiras e se encontrariam no meio do caminho e contratou mão de obra local.

Assim deve ser com o seu negócio online, primeiro um planejamento e depois uma execução de sucesso.

Não subestime a concorrência

Esse vem sendo um dos maiores erros de quem começa um negócio online do zero, ignorar a concorrência. Negligenciar os concorrentes poderá fazer com que o seu projeto não alcance o sucesso que você espera.

Ao fazer um benchmarking (análise de concorrentes) você consegue identificar por exemplo: porque o blog está no TOP 10 do Google, porque os conteúdos são compartilhados, qualidade do e-mail marketing, técnicas de conversão utilizadas, analisa quais produtos são divulgados no blog e e-mail marketing, entre outros pontos.

Quando você analisa a força da concorrência no mercado que deseja atuar, você poderá tomar decisões que vão beneficiar o seu negócio no médio e longo prazo.

Um exemplo para esclarecer melhor: o nicho de emagrecimento apresenta uma elevada concorrência, mas você poderá driblá-la, criando um negócio focado em ensinar mulheres grávidas como perder peso. Você vai continuar atuando no nicho de emagrecimento, mas numa linha mais exclusiva.

Tenha objetivos sólidos

Os objetivos são importantes e vão te ajudar a manter o projeto no caminho certo, principalmente em momentos de crises. Quando não se tem objetivos sólidos, na primeira “tempestade” você vai desacreditar do seu projeto e abandoná-lo.

Por isso, ao começar um negócio do zero defina os objetivos que você deseja alcançar no curto, médio e longo prazo.

alexsander-queiroz-silva-pilares-negocio-online

2° Pilar: o empreendedor

Não importa quantas ferramentas ou técnicas você utilize, a chave do sucesso de um empreendimento é o próprio empreendedor. As decisões que você tomar vão determinar se o seu projeto vai, ou não, alcançar o próximo nível.

Seja disciplinado

Muitas vezes trabalhar de casa e pela internet acaba criando um ambiente mais aconchegante, por isso, você será o responsável por determinar horas para se dedicar ao seu projeto.

Se no momento de trabalhar você for assistir um pouco de televisão ou conversar com alguém em casa, o tempo passa e você perde oportunidades para o seu negócio. Trabalhar em casa é um luxo, mas você precisa determinar, todos os dias, seu horário de trabalho e obedecê-lo.

Foque na qualidade

Crie um projeto em que a qualidade é prioridade. Não publique artigos no seu blog pensando apenas em ganhar dinheiro, mas em ajudar as pessoas.

Use um layout agradável para a sua audiência. Foque na melhoria da usabilidade e navegabilidade do seu blog, assim o seu avatar não terá dificuldade de encontrar o que deseja.

Invista em conhecimento de qualidade

A internet apresenta diversas oportunidades para quem deseja empreender, mas, é preciso saber como construir um negócio de sucesso. Tenha o hábito de investir em cursos de qualidade e que vão te ajudar na construção do seu projeto.

3° Pilar: Construção do seu negócio online

A construção do seu projeto (blog, canal no Facebook, canal no Youtube, entre outros) precisa ser feita da forma correta para que os resultados venham rapidamente. Abaixo eu comento sobre alguns pontos cruciais para o sucesso do seu negócio online.

A escolha do nicho de mercado

O nicho de mercado é uma das decisões mais importantes que você vai tomar ao começar um negócio do zero. Essa definição será responsável por: delimitar a linha editorial do seu blog, Facebook, Youtube, entre outros canais, definir toda estratégia de vendas, escolher o produto ou serviço que você vai indicar para sua audiência e também a escolha das headlines das suas páginas de captura.

Identifique as dores do seu avatar

Após escolher o seu nicho de atuação é preciso identificar quais são as dores que seu público deseja solucionar. Ao entender que o objetivo do seu projeto é ajudar pessoas a solucionar algum problema, o público irá seguí-lo naturalmente.

Para identificar as dores do seu avatar faça pesquisas e selecione uma necessidade do seu público-alvo que ninguém conseguiu solucionar.

Crie uma linha editorial focada na dor do seu avatar

Depois de descobrir quais são as dores do seu público, você precisa criar um linha editorial para alcançar a sua audiência.

Antes de escrever os artigos para o seu blog, analise como a concorrência se comunica e procure inovar. Se possível, invista na criação de vídeos para que sua audiência possa te conhecer, esse tipo de conteúdo aumenta a autoridade no nicho de atuação.

A publicação de conteúdos na internet será muito importante para a construção da sua autoridade. Esta é uma etapa importante da estratégia de um negócio online e auxilia na conversão em vendas e público.

Escolha o produto para seu público-alvo

Agora chegou o momento de escolher o produto que você deseja promover. Na hora da escolha, um fator determinante é a solução das dores do seu público e não a comissão que será gerada.

Se você não for capaz de ajudar as pessoas na solução de um problema de forma gratuita, sua vendas não vão ocorrer.

4° Pilar: Divulgação

Sem tráfego não existe negócio online de sucesso. Você precisa aprender a usar com proficiência todas as fontes de tráfego que a internet possibilita para colocar seu negócio no próximo nível.

Infelizmente, muitas pessoas não estão obtendo o devido sucesso quando o assunto é geração de tráfego. Lembre-se, se o seu projeto não têm acessos, então você não possui monetização.

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico é aquele que você obtém sem investir nenhuma verba. Esse tipo de acesso é importante para seu projeto e para a construção de autoridade.

Existem várias formas de gerar tráfego orgânico para o seu blog e abaixo comento sobre algumas delas.

> Otimização para os mecanismos de buscas (SEO)

Essa vem sendo a melhor opção para quem deseja empreender pela internet. O tráfego vindo do Google é revelante e de qualidade.

O grande problema é que as pessoas não sabem quais princípios aplicar para melhorar o posicionamento do blog nos mecanismos de buscas.

Colocar o seu blog no Top 10 do Google é crucial se você deseja empreender pela internet. Pesquisas mostram que poucas pessoas vão para a segunda página de pesquisa do Google

> Redes sociais

As redes sociais são excelentes locais que você precisa investir, pois sua audiência está nesses canais.

Indico inserir o seu negócio no Facebook, pois atualmente, essa é a maior rede social do mundo e permite que você alcance o seu público.

Entretanto, procure desenvolver um trabalho focado e dedicado nesse canal de relacionamento e evite o envio de spam. Este é responsável pela destruição do seu negócio online.

Tráfego pago

Esse tipo de tráfego é importante para quem empreende pela internet e ele poderá alavancar seu projeto rapidamente. As principais fontes de tráfego pago são:

> Facebook Ads

Excelente plataforma para quem deseja fazer anúncios pagos. A grande vantagem dessa ferramenta é a capacidade de segmentação do público que deseja alcançar.

> Google Adwords

Excelente plataforma para fazer remarketing, ou seja, exibir anúncios com frequência para as pessoas que visitaram seu blog.

A internet é um mar de oportunidades e você precisa saber como se colocar nesse mercado tão amplo. Conheça mais sobre o meu trabalho procurando por Alexsander Queiroz Silva.

Deixe uma resposta

Fechar Menu