9 dicas para quem trabalha em home office

9 dicas para quem trabalha em home office

Possuir uma conexão de internet de qualidade é fundamental para manter um bom ritmo de produtividade para quem trabalha em esquema home office

Trabalhar de casa significa poder ter uma flexibilidade de horário, ficar de pijama o dia todo se quiser, além do fato de não pegar trânsito diariamente. Porém, nem todo mundo consegue manter uma disciplina. O artigo de hoje aborda como as pessoas que trabalham em esquema de home office conseguem se adaptar a esta forma de atuação no mercado, que tem se tornado cada vez mais comum e necessária até para algumas empresas que pedem a seus funcionários que trabalhem de casa em algumas ocasiões ou dias da semana.

Todas estas questões são apontadas pela especialista em recrutamento e seleção, Josy Santos. Para que esta prática seja saudável, confira as 9 dicas que a profissional recomenda para que seu trabalho home office tenha sucesso.

1 – Abuse das ferramentas

Para quem já possui um notebook ou computador em casa, já é meio caminho andado para começar a trabalhar em esquema home office. Isso vale para quem trabalha também dos dois jeitos, ou seja, alguns dias da semana em casa e no restante, na empresa. Portanto, é fundamental que se o seu notebook é o mesmo utilizado dentro da firma, facilita a sua vida quando está trabalhando de casa. Com isso, não é necessário salvar arquivo no pendrive ou ainda lembrar de enviá-lo para a nuvem um dia antes, até porque em algumas ocasiões o funcionário nem sabe quando não estará de fato dentro do escritório.

2 – Home office e uma boa internet

É fundamental que a pessoa possua uma boa conexão à internet para manter um bom ritmo de produtividade para quem trabalha em esquema home Office. Portanto, é muito importante verificar isso antes de começar a trabalhar de casa. Se for o caso, assine um serviço que ofereça uma maior velocidade de wi-fi. Isso também vale em relação ao telefone. Há quem já possua o celular da empresa, que facilita a vida. Mas para quem for usar a própria linha telefônica, fique atento para não gastar demais. O benefício de uma boa rede de internet é poder realizar chamadas via WhatsApp que são gratuitas.

3 – Tenha todo material em mãos

Quem trabalha entanto na empresa como em home office não pode correr o risco de esquecer na firma algum item que possa precisar em casa. Uma dica é ter em mente que você tem que dispor do mesmo material em sua residência ou ainda criar o hábito de levar tudo em embora quando sair do escritório. Com isso, a pessoa não esquecerá seu caderninho de anotações tão valioso, por exemplo.

4 – Respeitar o horário de trabalho em home office

A pessoa também deve cumprir o mesmo horário de trabalho da empresa quando está em esquema home office. Claro que existe a vantagem de poder levantar um pouco mais tarde, naquele momento em que deveria estar no trânsito. No entanto, passados estes minutos, é hora de trabalhar como se estivesse no escritório e cumprir seus afazeres do mesmo modo.

5 – Vestimenta dentro de casa

Para manter a produtividade, outra dica é agir como se estivesse saindo para trabalhar, o que envolve tomar banho e colocar uma roupa, que não precisa ser exatamente a mais formal e se dirigir até o seu espaço dentro de casa dedicado ao home office. A ideia aqui é se livrar do tradicional pijama e colocar em mente que você tem trabalho pela frente.

6 – Local ideal para um home Office

Quando trabalhamos de casa, o ideal é montar um cantinho voltado para a prática do home Office. Escolha um local iluminado, com uma mesa e cadeira confortável. Afinal de contas, você permanecerá neste ambiente por algumas horas do seu dia. Portanto, trabalhar da cama está completamente fora de cogitação.

7 – Ambiente silencioso

É importante estar dentro de um local silencioso e harmonioso, sem uma TV por perto e isso também para o acesso às redes sociais. É preciso ter equilíbrio para trabalhar em home office.

8 – Explicar aos familiares que está trabalhando

É muito importante para quem não mora sozinho avisar aos familiares ou até mesmo com outra pessoa que divida a casa, que quando está na residência trabalhando é como um dia normal de expediente. Com isso, é evitado que estas pessoas o interrompam. Se for preciso, feche a porta enquanto estiver exercendo suas tarefas para que não seja interrompido.

9 – Assuntos sigilosos

 Por último, a pessoa que trabalha em home Office deve se lembrar que os assuntos sigilosos da empresa também devem permanecer ser tratados da mesma forma dentro de casa.

Fonte: Site Vagas.Com

*Ilustração: Divulgação

Siga e curta! 🙂
error
Fechar Menu