Razões para investir em marketing de conteúdo

Razões para investir em marketing de conteúdo

Antes do marketing digital o consumidor era passivo e  facilmente impactado por comerciais de televisão e outras mídias tradicionais. Com a era das redes sociais, blogs e do famoso “dá um Google”, o consumidor ganhou voz e virou ele mesmo um produtor de conteúdo. Nesse cenário, as marcas viram a necessidade de mudar o seu jeito de se comunicar, surgindo assim, o marketing de conteúdo.

Marketing de conteúdo, que é todo texto relevante criado com o objetivo de informar, educar ou entreter um público-alvo. Essa estratégia aumenta a visibilidade de uma marca e amplia o seu poder de fidelidade com o cliente. Em resumo, o marketing de conteúdo nada mais é do que um dos principais combustíveis do tão falado inbound marketing.

Nessa metodologia, a  relação com o cliente acontece de uma maneira espontânea, a ideia é que a marca entre aos poucos no imaginário do seu público e se torne uma referência no seu segmento. Pesquisa realizada em 2017 pela Content Trends relevou que essa estratégia é 62% mais barata e 3 vezes mais efetiva do que os meios de comunicação tradicionais.

A pesquisa revelou ainda que 71% das empresas no Brasil já praticam o marketing de conteúdo em sua estratégia. Essas empresas recebem 2,2 vezes mais visitantes em seus sites e geram 3,2 vezes mais oportunidades de negócios. As marcas que criam pelos menos 13 conteúdos por mês recebem 4,2 vezes mais visitantes do que aquelas que publicam com menos frequência.

Benefícios do marketing de conteúdo

A pesquisa da Content Trends aponta ainda que empresas que aplicam essa metodologia percebem melhorias no tráfego do seu blog e site. A análise se baseia no fluxo de pesquisas realizadas via Google, que na época apontava um volume de 84,7% de pessoas navegando diariamente no buscador.

Naturalmente não é só de visitantes que se vive uma marca, por isso, 64,7% das empresas brasileiras querem gerar leads. Na verdade, muitas delas já estão conseguindo ampliar esse resultado 3,2 vezes mais com o marketing de conteúdo.

Criar conteúdos de qualidade gera brand awareness, ou seja, os avatares consomem o que é familiar. Se determinado público já acessou um blog várias vezes para tirar dúvidas e esse mesmo blog oferecer um e-book, as chances desse material ser aceito pelos leitores assíduos é muito maior.

O brand awareness amplia o engajamento do público com a marca, além disso, os conteúdos divulgados ajudam o avatar a entender o tipo de serviço que uma empresa oferece, ampliando assim, o volume de vendas.

Outro benefício dessa metodologia está no aumento do lifetime-value (LTV), ou seja, o valor que um cliente gasta em sua empresa. Nesse sentido, é mais barato vender para um cliente antigo do que trazer um novo, por isso, a importância de criar conteúdos no pós-venda, como newsletters com descontos nos produtos mais visualizados pelo cliente.

Siga e curta! 🙂

Deixe uma resposta

Fechar Menu