Marketing de conteúdo: o que será tendência em 2020 ?

Marketing de conteúdo: o que será tendência em 2020 ?

Entra ano e sai ano e cada vez mais a área de marketing de conteúdo cresce e gera novas soluções, apresentadas em todos os ramos de produção. Com isso, o mercado também se inova e os empreendedores que desejam se destacar com um conteúdo de qualidade devem estar antenados a estas tendências. Neste artigo, separamos algumas delas, que estarão em alta em 2020.

Realidade aumentada

É de extrema importância o uso de tecnologia em qualquer empresa. Portanto, ela deve caminhar junto ao marketing de conteúdo para obter melhores resultados.

O empreendedor ou grande companhia não deve ter medo de arriscar e novas tecnologias devem ser implementadas nas estratégias de conteúdo. Um exemplo prático é se a pessoa é dona de um negócio imoboliário, com venda/aluguel online de imóveis, ela pode se destacar em relação ao marketing de conteúdo, além de promover uma experiência de realidade aumentada no site. Sendo assim, o usuário se sentirá 360º dentro do empreendimento. Outro exemplo é com o ramo de cursos e treinamentos, em que o uso de realidade aumentada pode fazer com os alunos aprendam ainda mais.

Storytelling

Para quem sabe contar uma boa história, investir em storytelling pode ser uma solução eficaz para gerar marketing de conteúdo ao seu negócio. E além do mais, a estratégia é outra tendência que estará em alta no ano que vem.

Na prática, é desenvolver um conteúdo por meio de uma história, usando elementos específicos, como ambiente, conflito, personagem e uma mensagem, que possua começo, meio e fim, assim como em um roteiro. Isso é bastante comum entre os conteudistas. Esta ideia não tão inovadora ainda é capaz de estreitar laços entre cliente e prestador do serviço por meio da emoção e uma comunicação mais próxima com a marca e ainda levá-lo a comprar o produto.

Marketing de conteúdo na Robotização

A era dos robôs tem chegado com tudo e já integra todos os processos produtivos de uma companhia, que vai da produção até o atendimento. Já não é novidades vermos chatbots em portais corporativos.

No entanto, seria muito difícil um robô criar um de conteúdo tão rico e inventivo melhor que um ser humano. Porém, é possível criar conteúdos aperfeiçoados, linguisticamente falando, que auxiliem os mecanismos de Inteligência Artificial a serem mais dinâmicos. A ideia aqui é um marketing de conteúdo focado no aprimoramento de processos inteligentes artificialmente, que será tendência em 2020.

Gamificação

O universo dos games também serve de inspiração a criação de um bom marketing de conteúdo. Esta técnica recebe o nome de gamificação. Seu processo consiste em interagir com o público por meio de jogos e recursos que exijam uma resposta do usuário, além de permitir que ele acesse outros conteúdos ou ainda ganhe vantagens por isso. É importante ressaltar que esta tendência de mercado requer um conteúdo contextualizado e um conteúdo específico dentro do próprio game.

Formato ondemand

Em 2020, a extensão de oferecer formatos diferentes de conteúdo para públicos variados será uma boa estratégia de marketing. Todas elas podem estar reunidas em uma mesma plataforma, mas em esquema de divisões.

Um exemplo é que se a pessoa tem um e-commerce e dispõe de serviços distintos por nível, como plano free, médio e premium, como será possível criar um conteúdo relevante e que esteja alinhado a cada tipo de usuário?

Portanto, oferecer conteúdo em formato on demand é uma tendência muito forte dentro do marketing de conteúdo, pois ele já é utilizado em plataformas de filmes, por exemplo, onde o usuário consome este serviço, de acordo com sua necessidade.

Marketing de conteúdo educativo e pago

Esta tendência diz respeito ao consumo de e-books e cursos online. E cada vez mais as pessoas querem aprender e absorver conhecimentos a algum propósito que já possuam. Prova disso foi a febre gerada pelos e-commerces e plataformas de resultados digitais e afiliados. Portanto, as pessoas estão sim dispostas a pagarem com um conteúdo de qualidade que agregue maior conhecimento em uma determinada área, por exemplo.

A estratégia é sempre oferecer um conteúdo gratuito e de qualidade já, mas que também tem opções de conteúdo pago com o assunto abordado de forma muito mais profunda. Esta parte ainda diz respeito a como “educar” o usuário que pode se tornar um dos propósitos do marketing de conteúdo. Isso faz com que a pessoa aprenda mais sobre o produto a ser ofertado ou ainda de como utilizar um serviço e ainda ganhar vantagens com ele. Cabe à empresa criar este marketing de conteúdo que ensine seu usuário. Há diferentes recursos para esta finalidade.  

Portanto, o conteúdo pago pode ser um deles. No caso de um e-commerce que vende um software específico, ele pode vender um curso ou certificação de aprofundamento em relação a como obter mais vantagens desta ferramenta. Isso não é uma novidade às grandes empresas mundiais que já realizam esta estratégia há  décadas, entre elas a Microsoft.

Agora, que você já sabe todas as tendências marketing de conteúdo que estarão em evidência em 2020, escolha qual ou quais têm mais a ver com seu negócio.

Fonte: portal E-commerce Brasil

*Ilustração: Divulgação

Siga e curta! 🙂
error
Fechar Menu