EBOOK GRÁTIS REVELA!

Os 4 Pilares Para Começar Um Negócio Online Do Zero E De Sucesso Pela Internet

 Cadastre Seu Nome E Email Nos Campos Abaixo

Dicas Blog

Como criar um blog do zero – Nicho de mercado o passo mais importante!

como-criar-um-blog-do-zero-principal

Olá, o artigo de hoje do blog Como Trabalhar em Casa deseja comentar sobre um assunto que vem sendo questionado diariamente quando o assunto é gerar renda na internet.

Todos nós sabemos que a internet existe para ajudar pessoas a sanar suas dúvidas sobre os diversos aspectos da vida, sejam eles sobre saúde, relacionamento, emagrecimento, profissional e etc.

A cada pesquisa que é feita, os mecanismos de buscas disponibilizam diversos resultados que tratam do assunto pesquisado.

Diante disto, podemos concluir que a internet existe por causa dos blogs. Eles são os pilares que mantém a internet no patamar mais alto do interesse do público em geral.

A cada dia centenas de blogs são criados visando fazer parte de um mercado que cresce a cada ano e que não sente os momentos de crise que alguns países estão sofrendo na atualidade.

É bem verdade que posicionar um blog no top 10 dos mecanismos de buscas não é uma das tarefas mais fáceis, requer muita dedicação, disciplina, esforço e investimento de tempo e dinheiro.

Quando o blog ganha a devida relevância e chega ao top 10 do Google, os ganhos financeiros são incrivelmente altos, caso o administrador saiba converter visitas em dinheiro.

Como criar um blog do zero – 5 dicas que você deve saber sobre nicho de mercado!

1. A escolha do nicho de mercado

como-criar-um-blog-do-zero

Se você deseja saber como criar um blog do zero para empreender na internet, a primeira etapa do planejamento de criação do seu negócio online deve ser sobre a escolha do nicho de mercado.

A escolha do nicho de mercado é o primeiro passo para seu sucesso no mercado online. Entenda nicho de mercado como sendo a parcela do público que você deseja impactar com suas dicas, artigos e produtos.

Escolher o nicho de mercado errado poderá dificultar ou até mesmo impedir que você venha ter sucesso na internet.

2. Entenda como funciona o nicho de mercado

como-criar-um-blog-do-zero-mercado

Saber como criar um blog do zero não é uma tarefa difícil, pois a internet apresenta plataformas que facilita grande parte do trabalho.

Entretanto, você precisa saber em qual nicho de mercado atuar antes de criar seu blog, pois é a partir do nicho que você escolherá o domínio, traçará toda suas estratégia de venda e etc. 

Antes de ensinar como você poderá escolher o nicho de atuação do seu negócio online, você precisa entender como funciona o mercado. Saber sobre esse assunto é importante para que negócio tenha boa taxa de conversão.

A imagem acima mostra como o mercado funciona e é o seu dever saber disso antes de escolher seu nicho de atuação do seu negócio online.

Vou explicar cada coluna da imagem acima para que você possa entender melhor.

2.1 Mercado

O mercado é considerado setor mais genérico, ou seja, você não consegue ser específico referente a atuação.

Na imagem acima, percebemos que o nicho de emagrecimento pode ser tratando tanto a respeito de dietas, como atividade física, como cirurgias, remédios para emagrecer e etc.

No mercado o volume de procura é muito alto, entretanto a taxa de conversão (vendas) não são satisfatórias, pois o mercado não consegue atingir com precisão os desejos dos seus leitores.  

2.2 Segmento de Mercado

O segmento de mercado é considerado uma parcela do mercado. É um pouco mais específico, pois trata de um assunto dentro do universo mercado.

O Segmento de mercado apresenta volume de buscas menor com relação ao mercado e a taxa de conversão é superior. Mas vale salientar que o segmento de mercado é amplo.

Na imagem acima, escolhemos dieta como segmento de mercado e sabemos que existem vários tipos de dieta para quem deseja emagrecer.

2.3 Nicho de Mercado

O nicho de mercado é a parcela do segmento de mercado que foca num tema específico. Os diversos cursos online nos ensina a atuar nesse nível e trabalhar para chegar no mercado.

Para quem deseja atuar na internet, o nicho de mercado é uma boa opção, pois você conseguirá alcançar um público seleto e que estão ansiosos por receber suas dicas e informações.

Concernente a taxa de conversão, os valores são satisfatórios e o volume de busca é inferior ao segmento de mercado.

2.4 Micro nicho de Mercado

O micro nicho vem ganhando olhares daqueles que atuam no Marketing Digital nesses últimos tempos, pois o nicho de mercado está ficando com uma concorrência acirrada para os principais assuntos.

Se você deseja ter ganhos expressivos com baixo volume de buscas, os micro nichos surge como a opção ideal para seu negócio online.

A grande vantagem de atuar no micro nicho é que seu negócio online será o mais específico possível, alcançando pessoas, que de fato, deseja um solução para um problema da sua vida.

Na imagem acima, você poderá perceber que o micro nicho trata de um assunto específico do mercado e por isso consegue alcançar um grupo de pessoas que estão aptas a investir seu tempo e dinheiro para solucionar suas dores.

3. Dicas para você não perder tempo na escolha do nicho de mercado

como-criar-um-blog-do-zero-escolha

Se você é marinheiro de primeira viagem no Marketing Digital, então está tento pequenas dificuldades em qual nicho de mercado atuar. Não se preocupe, eu também passeio por isso!

As informações que você precisa para escolher seu nicho estão sendo difundidas por diversos meios, sendo a internet a mais usada. Entretanto, ao dar uma passada numa banca de revista ou biblioteca, você poderá ter diversas ideias de nicho de atuação.

Existe no mercado revistas que tratam dos mais diversos assuntos (diabetes, emagrecimento, carro, como aprender inglês, etc) e elas podem ser de grande valia para a criação do seu negócio na internet.

A grande virtude em ler revista durante a escolha do seu nicho de mercado é que você poderá selecionar um público alvo que está sedendo pelas suas informações sem que seu negócio sofra com a alta concorrência no Google.

Não tenha pressa, invista o tempo necessário antes de escolher seu nicho de mercado, pois é a partir dele que toda sua estratégia vai se basear.  

4. Por que escolher o nicho certo?

como-criar-um-blog-do-zero-nicho-de-mercado

A maioria das pessoas que estão entrando no Marketing Digital estão desesperadas, pois perderam seu emprego e precisam honrar seus compromissos.

Por isso, muitas pessoas escolhem nicho de mercado que são mais rentáveis e não analisam se elas poderão levar seu projeto para o próximo nível, principalmente quando o momento ficar difícil.  

Escolher o nicho errado vai prejudicar todo planejamento estratégico do seu negócio online, fazendo com que sua renda reduza ou até mesmo chegue a zero.

Por isso, ao escolher o nicho de atuação, tenha consciência que tudo no seu projeto será influenciado (email marketing, publicação de artigos e vídeos, atuação nas redes sociais, otimização para os mecanismos de buscas,  etc).

5. Dicas para validar o nicho de atuação

como-criar-um-blog-do-zero-correto

Muitas pessoas tem dificuldade de escolher em qual ramo atuar. Nós não somos ensinados sobre esse assunto e por isso algumas pessoas erram na escolha do nicho de mercado.

Muitas vezes lemos na internet que devemos escolher nicho de mercado focando apenas no prazer que temos sobre o assunto. Já outros afirmam que devemos pensar nos nichos mais rentáveis.

A primeira coisa que você precisa discernir na etapa de planejamento, é se seu blog será usado como hobby ou como um pilar do seu negócio online. Entenda negócio como um atividade que gera renda.

Se você deseja construir um negócio online de sucesso, então procure pensar num público que esteja disposto a comprar seus produtos e que também gere prazer para você.

Não adianta pensar apenas em ganhar dinheiro na internet, pois em poucos meses você deixará seu projeto online de lado.

Agora vamos aprender como validar o nicho de mercado. São dicas simples, mas requer atenção!

Se você chegou até aqui é porque deseja saber como criar um blog do zero e já entendeu a importância do nicho de mercado. A partir desse momento, você já deve ter em mento alguns nichos que deseja atuar.  

5.1 Google Adwords

Essa ferramenta gratuita permite saber o volume de buscas que o seu nicho de atuação tem mensalmente. O volume de buscas é crucial, pois sem visitas no seu blog, não tem como ter vendas.

Antes de usar a ferramenta, você deverá colocar numa planilha em Excel ou numa folha ofício os prováveis nichos que você deseja atuar com seu negócio online.  

A grande vantagem dessa ferramente é que você poderá analisar o comportamento do seu nicho de atuação em todos os níveis tratado anteriormente, ou seja, mercado, segmento de mercado, nicho e micro nicho.

5.2 Facebook

Muitas pessoas que querem empreender na internet não analisam o comportamento do nicho de atuação nas redes sociais, em especial, o Facebook.

As redes sociais estão fazendo parte da vida das pessoas e aproximam as pessoas das empresas e marcas prediletas.

Estudos mostram que as redes sociais é o palco que as pessoas gostam de participar, pois poderão verificar as atualizações do seu perfil, conversar com amigos que moram em outro local ou até mesmo interagir com as marcas que seguem.

Vale salientar que mais de 50 milhões de brasileiros tem um perfil ativo no Facebook e, pelo menos, uma vez ao dia dão uma visitinha no perfil pessoal.

Você precisa entender que seu negócio online deve estar aonde nos seu público alvo faz presença. Por isso, analisar o comportamento do seu nicho no Facebook é muito importante.

Para você entender o poder das redes sociais, uma empresa deixou de fabricar um produto por mais de 15 anos. Após essa empresa lançar a marca no Facebook, seus seguidores solicitaram a volta do produto e a empresa acatou.

As redes sociais foram responsáveis por mudar o planejamento estratégico de uma empresa e multiplicar seu faturamento.

5.3 Youtube

Outra ferramenta que você não pode deixar de lado é o Youtube. Essa ferramente vem se tornando a predileta das pessoas, pois tem a capacidade de gerar entretenimento.

Estudos mostram que a cada hora, um vídeo é colocado no Youtube e é o terceiro site mais visitado no mundo.  

5.4 Google pesquisa

Outra ferramente que você não pode deixar de usar durante a escolha do nicho de mercado é o Google pesquisa. Ao usar essa ferramenta, você saberá quantos artigos há indexado no Google.

Se for um assunto muito procurado pelas pessoas, haverá centenas de milhares de artigos, caso contrários, terá poucos.

É importante salientar que o resultado do Google pesquisa vai lhe mostrar, de forma resumida, a concorrência que seu projeto online terá que enfrentar.

5.5 Google trends

Essa ferramenta mostra a tendência da sua palavra chave ao longo do tempo. A grande importância dessa ferramente é que ela vai mostrar como seu negócio se comportará no futuro.

Um dia estava fazendo uma pesquisa sobre o nicho de tecnologia e ao chegar no Google trends percebi que o nicho de notebook não é uma excelente opção para atuar.

Mas, ao analisar o nicho Ipad ou tablet, percebi um crescimento vertiginoso com relação ao nicho de notebook. Essa análise foi crucial e impediu uma escolha errada.

Resumo do artigo

> Saber como criar um blog não é uma das tarefas mais difíceis, o segredo é acertar no nicho de mercado, pois todas as estratégias depende do nicho. 

> A escolha do nicho de mercado deve ser a primeira preocupação de quem deseja criar um blog do zero.

> Saber como funcionar o universo mercado é crucial para que a taxa de conversão seja satisfatória para seu negócio.

> A melhor forma de escolher o nicho de atuação da sua empresa é pesquisando o interesse do público em revistas, livros, internet, etc.

> Escolher o nicho de mercado correto é crucial para o sucesso da sua marca na internet, pois é a partir do nicho que todas as decisões serão tomadas.

> A internet apresenta diversas ferramentas que vão lhe ajudar a validar seu nicho de mercado. 

O vídeo abaixo faz um ótimo comentário sobre nicho de mercado. Confira!

Considerações Finais:

Escolher o nicho de mercado correto é crucial para que seu negócio online possa crescer e durar muitos anos sem perder a qualidade e agregando muito valor para seguidores.

Atuar no nicho correto vai lhe trazer mais motivação para colocar seu projeto no próximo nível ou vencer os momentos difíceis, pois você terá prazer em realizar seu trabalho.

Se você está dando os primeiros passos no Marketing Digital e quer começar com o pé direito, então você precisa saber como construir um negócio online rentável, escalável e de sucesso.

Infelizmente, 95% das pessoas que querem empreender na internet desiste do seu projeto online até os 3 primeiros  meses de vida e a grande queixa é a falta de resultados.

A internet é cheia de informações que poderão lhe ajudar a construir um negócio online, mas a solidez do seu negócio precisa de informações de qualidade e específicas e muitas vezes não se acha facilmente na internet.

Por isso, se você deseja obter resultados constantes, crescentes e duradouros, você precisa se inscrever num curso online que lhe ensine passo a passo o que você deve fazer.

Se você deseja conhecer um curso online de qualidade e que já ajudou a centenas de milhares de pessoas a construir um negócio online sólido e de sucesso, clique aqui!

Imagens: Pixabay

Sobre o autor | Website

Empreendedor Digital dedicado a ajudar as pessoas a alcançarem sua independência financeira no internet marketing.

Saiba Como Construir Um Negócio Online De Sucesso

Ebook Grátis Revela

As 6 Melhores e Mais Rentáveis Maneiras de Ganhar Dinheiro Na Internet Que Você Precisa Saber Agora!

Cadastre Seu Email Para Receber o Ebook Grátis!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.